Saturday, August 16, 2008

CRIAÇÃO DO AERO CLUBE
A história da criação do Aero Clube contada pelo Fernando Marques:
"Muito pouca gente de Vila Pery saberá ou se lembrará, como teve início e quem foi o responsável pelo arranque desta obra.
O grande obreiro do Aeródromo de Vila Pery foi MANUEL DIAS DOS SANTOS, mais conhecido pelo Manel.
Filho do velho residente Agostinho Dias dos Santos, que era tratado carinhosamente pelo Pai Dias, e irmão do Francisco (Xico) Dias dos Santos, Abel Dias dos Santos e julgo que mais um ou dois irmãos ou irmãs, era, ao tempo, o responsável pela SHELL em Vila Pery, que mais tarde passou para o Entreposto, e do qual foi gerente.
O Manel que teve uma educação inglesa, era muito popular em Vila Pery, não só pela sua bonomia e por ser um "Bon Vivant" mas também pela sua característica no falar, misturando frequentemente o português com o inglês.
A sua personagem foi recriada, ainda em vida, numa Revista levada à cena pelo Teatro de Amadores de Vila Pery, intitulada "Vila Pery Via Aérea".
Nessa altura, o meu pai era o responsável pela "farm" da família Fernandes, de onde foi cedido um terreno destinado à construção de uma pista para pequenos aviões, fundamentalmente do Aero Clube da Beira, do qual faziam parte alguns familiares dos Fernandes, entre os quais o filho de um deles, que era piloto e instrutor.
Abro aqui um parêntesis só para dizer que foi com ele - Luís Manuel Fernandes - que tive o meu baptismo de voo.
Este talvez o motivo pelo qual cederam o terreno, possibilitando assim a deslocação do seu filho e outros, em avião, da Beira a Vila Pery.
Estamos a falar do tempo em que o Pungué ainda era atravessado de Batelão e a estrada não era alcatroada.
No período das férias escolares, era costume os filhos do Dr. Raul Fernandes, então Presidente da Câmara Municipal da Beira e Director do Observatório, o Tó, o Manuel e o Raul, virem passar algum tempo com os tios, à "farm" onde eu também estava.
Num determinado dia, o Manuel Dias dos Santos, que era visita da casa, desafiou-nos para irmos com ele ver umas coisas.
Começamos então a percorrer aquele terreno a pé e o Manel foi-nos dando conta das suas ideias e do que planeava fazer.
Além do capim bastante alto, havia ainda muitos arbustos, especialmente a célebre "lantana", o que dificultava bastante as caminhadas.
Porém, com os nossos 12/13 anos, nada nos atrapalhava e, entusiasmados com o que dali sairia, andámos nesta tarefa alguns dias, ajudando a medir, a colocar estacas, fazer marcações, etc. e a ouvir o Manel desfiar os planos que tinha.
Foram dias magníficos e entusiasmantes.
Depois apareceu um tractor a cortar o capim, a derrubar os arbustos e os morros de "muchem".Os dias iam passando e a pista começou a ter forma. Inicialmente apenas uma, no sentido Nascente/Poente. Só mais tarde foram construídas outras duas, sendo uma no sentido Norte/Sul e outra, mais pequena, entre as duas.
Depois a manga de vento e as chapas pintadas a assinalar o final da pista e marcas a assinalarem os limites da sua largura.
Infelizmente, já não tenho presente quando a mesma foi inaugurada, mas existe na minha memória um pequeno festival aéreo com 2 ou 3 aviões do Aero Clube da Beira - os célebres "Tiger" - e alguns baptismos de voo.
Lembro aqui, que esta pista, logo após a construção, serviu para uma aterragem, quase de emergência, de um "Junkers" da DETA, da carreira L. Marques/Beira/Tete.
A partir daí foi criado o Aero Clube de Chimoio e foi construído um hangar para a recolha de 2 aparelhos.
A seguir veio a compra do 1º. Avião, um "Taylorcraft" vermelho, com a matrícula CR-ABZ.
Entretanto, a Direcção Geral de Aeronáutica Civil - suponho que foi este Organismo - assumiu, durante muito tempo, a manutenção e conservação do Aeródromo, tendo para ali enviado um funcionário.
Com a evolução e o consequente progresso de toda a região, o Aero Clube também evoluiu até atingir a situação que todos conhecemos.
Infelizmente, o Manuel Dias dos Santos, grande entusiasta das coisas da aviação - não recordo se ele possuía "brevet" - não chegou a ver toda a evolução da sua obra, pois faleceu antes disso.
O seu irmão XICO, piloto e instrutor, depois de se fixar em Vila Pery, mais propriamente na Mafura, onde o pai tinha uma "farm" e ele acabou por adquirir uma outra, deu bastante apoio ao Aero Clube de Chimoio, tendo sido seu instrutor e formou vários pilotos da terra.
Também foi com ele que o CR-ABZ teve um acidente, de certo modo grave, na zona da Mavita, a quando do regresso de uma viagem à Beira, embora sem danos humanos.
Evidentemente que outras individualidades e empresas contribuíram para o engrandecimento desta obra, mas considero que o MANUEL DIAS DOS SANTOS, foi o seu grande obreiro.
Esta minha "mal alinhavada" crónica, não pretende mais do que dar a conhecer, aos mais novos, o nome dos que contribuíram para o progresso e engrandecimento daquela terra e, simultaneamente, prestar uma singela homenagem ao "MANEL".
Santo André, Sines
Fernando Marques
Ao que parece, e como mero registo histórico, também o General Galvão de Melo andou por estas paragens e esteve na génese da escolha dos aerodromos próximos de Vila Pery:
"Mais um grande Amigo (general Galvão de Melo) que resolveu voar mais alto ainda! Com saudade deste companheiro e piloto da FAP que o ajudou na sua modestia na escolha dos aerodromos circundantes a Vila Pery, Mocambique, quando na altura eu era director da Escola de pilotagem do Aeroclube de Chimoio. Até sempre meu Amigo."
23.03.2008 22.16 Augusto Moreira da Cunha, Oakville, Canadá.

Comments:
Obrigado pela informacao.
Eu Nasci em Mocuba e fiz o curso de Técnico Médio de Pecuária na que foi a Escola de Regentes Agrícolas de V. Pery.
Adoro ler histórias da História do também meu Mocambique.
Aprecio que haja pessoas que reconhecam os feitos de outros e lhes prestem homenagem.
Um Bem Haja do Carlos Cipriano de Frankfurt am Main - Alemanha.
 
Estes espaços mantêm-nos vivos pois recordar é viver. E nessas recordações encontra-se muitas vezes a felicidade.
Contudo acho que vai muito para além de um simples saber ou recordar vai-nos preencher algumas lacunas que que nunca se fecharam. POr isso bneste momento peço-vos um favor: um pedido de ajuda para localizar a viuva e filha de Manuel Dias dos Santos família dos Campião de Vila Pery.
Ele faleceu há uns anos no Brasil.
Tenho uma fotografia dele. O meu email:
tangozulu4@hotmail.com
o meu nome é António Pires-de-Carvalho.
Agradecia um contacto darei mais pormenores. Obrigado
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?