Sunday, April 03, 2005

CAHORA BASSA

Em determinado momento da minha vida fui convidado a assumir o lugar de Director de Pessoal da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, na sede da empresa situada no Songo, o que significando o meu regresso a Moçambique, nem por um momento me fez hesitar na aceitação desse desafio.
Acabou por ser durante quase 14 anos a mais profunda e enriquerecedora experiência da minha vida, tanto do ponto de vista pessoal como profissional, o que justifica que independentemente de todas as vissicitudes actuais (das condições e da razão porque foi construída, se e quando a gestão do empreendimento passará de Portugal para Moçambique, se será a África do Sul, como parece, que continuará a ser a maior beneficiária da exploração da barragem, etc., etc.) justifica que se faça a história deste gigantesco empreendimento hidroeléctrico (ainda hoje a 5.ª maior barragem do mundo) construída pelos portugueses no rio Zambeze em Moçambique.
Cahora Bassa ( e não Cabora Bassa como os portugueses por abastardamento do nome gentílico a designavam ) significa em língua chinguwe o “trabalho (bassa) acabou (cahora)” com isso se querendo significar que no local onde foi construída a barragem, o rio deixava de ser navegável e aí terminaria o trabalho dos remadores das embarcações que à época transportavam pessoas e mercadorias ao longo do Zambeze.
Se de facto era assim ou tudo não passa de um «conto africano», nunca se saberá ao certo !

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?