Thursday, February 03, 2005

VILA PERY - HISTÓRIA ( 1 )

Retomando ao meu passado, nasci em Moçambique, na então Vila Pery (actual Chimoio) pelo que tentarei historiar um pouco da história da então bela cidade do Planalto de Manica.
Origens
As dúvidas relativamente às origens do local que viria a denominar-se mais tarde Vila Pery, resultam da existência de uma outra povoação muito próxima chamada “Chimoio”, nome que era igualmente o mesmo da circunscrição – divisão administrativa do território – criada pela Companhia de Moçambique.
Contudo, históricamente é possível precisar que Vila Pery se chamou primitivamente Chimiala e depois Mandigos, e não tem como berço a dita povoação de Chimoio, tendo esta, na altura, até mais importância do que aquela. Efectivamente, num mapa de Moçambique datado de 1904 aparece-nos o topónimo Chimoio como sendo uma "Villa ou povoação importante", segundo a respectiva legenda, e, um outro mapa, este de 1914, regista também Chimoio (igualmente com o símbolo de vila ou povoação importante) e muito perto, aparece-nos Mandigos apenas com a indicação de povoação.
Para complicar as coisas temos depois Vila Barreto, que se situava nas proximidades de Mandigos (depois Vila Pery) e era sede da circunscrição de Chimoio, criada em 24/2/1893 (Ordem n.º 90, da Companhia de Moçambique).
Vila Barreto, enquanto foi estaleiro e término do caminho de ferro, durante a construção da linha que ligou a cidade da Beira a Umtali (na fronteira da Rodésia), era um local florescente, com numerosa população e vários hotéis e bares, tendo perdido toda a sua importância depois que a linha avançou para Manica, na fronteira, acabando por desaparecer completamente.
A povoação de Mandigos foi criada pela Ordem da Companhia de Moçambique n.º 25, de 30/10/1895 e pela Ordem n.º 3388, de 15/7/1916, "por desejo manifestado pela população, especialmente pelos agricultores de Chimoio," foi o topónimo mudado para VILA PERY, homenageando João Pery de Lind, governador do Território. É curioso referir-se que esta foi uma homenagem em vida, honra de que muito poucos se podem gabar, pois que Pery de Lind ocupou aquele cargo de 1910 a 1921.
Vila Pery teve foral em 1956 (Portaria n.º 11.582, de 4 de Maio) e foi elevada a cidade pela Portaria n.º 22258, de 17. 07.1969, embora mantendo a designação de Vila, o que não é inédito, como se sabe
.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?